A Comissão Executiva do 18º Congresso Eucarístico Nacional lançou na tarde dessa segunda-feira (24), a ação Para Jesus Passar que visa acolher às comunidades paroquiais, grupos, pastorais e movimentos ligados à Igreja Católica para a criação e confecção dos tradicionais tapetes da solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue do Senhor, que acontece no próximo 16 de junho.

Ao todo serão 63 tapetes, compostos em grande maioria por serragem e sal coloridos, com três metros quadrados cada um. Esse mosaico será montado Boulevard Rio Branco, área central da capital pernambucana, numa extensão de 190 metros. Essa via irá receber a procissão com o Santíssimo Sacramento que virá a pé da Igreja Madre de Deus, na mesma localidade, local da Celebração Eucarística da solenidade, em direção ao Marco Zero do Recife.

Para participar do evento é preciso realizar a criação de um projeto piloto, com o desenho do tapete, trazendo presente o tema e o lema do Congresso e a sua proposta Teológica-pastoral: “Pão em todas as mesas”. O material, que será avaliado e aprovado posteriormente, precisa ser enviado para o WhatsApp do 18 º CEN, (81) 98266.914, até 6 de junho.  

O vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR) e presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Comunicação Social, monsenhor Luciano Brito foi o idealizador da campanha. “A proposta é manter a tradição litúrgica da nossa Igreja, levando para a Boulevard os tapetes por onde Jesus irá passar, como forma de honrar o Santíssimo Sacramento e envolver a todos neste momento de comunhão da nossa arquidiocese, do nosso congresso”, pontua o monsenhor.

Procissão fluvial de Corpus Christi

 Em 2022, a Arquidiocese de Olinda e Recife, em parceria com as dioceses e arquidioceses que compõem o Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparam-se intensamente para celebrar o 18º CEN. Como parte das atividades do ano preparatório do Congresso, a solenidade de Corpus Christi, com destaque para a procissão, que este ano será fluvial, afluindo pelos os rios que banham a área central do Recife: Capibaribe e Beberibe.