Conheça a Arquidiocese de Olinda e Recife

Cúria da Arquidiocese de Olinda e Recife / Foto: Divulgação

A antiga Prelazia de Pernambuco foi criada em 1614 pela Bula “Fasti Novi Orbis” do Papa Paulo V. Em 1624, o Papa Urbano XIII, com a Bula “Romanus Pontifex”, a constituiu sufragânea da então Diocese de São Salvador da Bahia. Em 1676, o Papa Inocêncio XI, pela Bula “Ad Sacram Beati Petri Sedem”, a elevou à condição de diocese, denominando-a Diocese de Olinda. Em 1910, tornou-se Arquidiocese e Sede Metropolitana pelo Decreto da Sagrada Congregação Consistorial. Em 1918, pela Bula “Cum Urbs Recife” do Papa Bento XV,  passou a denominar-se Arquidiocese de Olinda e Recife.

A Arquidiocese de Olinda e Recife, sede do XVIII Congresso Eucarístico Nacional, abrange 19 municípios da Região Metropolitana do Recife e mais o arquipélago de Fernando de Noronha, com população de mais de quatro milhões de habitantes. São 145 paróquias organizadas em nove vicariatos, com extensão geográfica de 4.305Km².

Praça do Marco Zero/Foto: Afonso Bezerra

Recife-PE
Cortada por rios e pontes, Recife é conhecida popularmente como a “Veneza Brasileira”. A cidade tem cenários e manifestações culturais que atraem milhares de turistas todos os anos. A capital pernambucana abriga as principais indústrias do Estado e consolida-se como um moderno polo de serviços, entre eles o gastronômico e médico, sendo este um dos mais importantes do Brasil, além de abrigar o maior parque tecnológico do País, conhecido como Porto Digital. O bairro do Recife Antigo, com seus bares, comércios e festas, é um dos principais destinos turísticos da cidade. As igrejas centenárias e as festas religiosas fazem do destino religioso do Recife um dos mais populares do território brasileiro, com milhares de fiéis participando das Festas de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife e Rainha de Pernambuco, que acontece no centro da cidade em 16 de julho, e de Nossa Senhora da Conceição do Morro, no Morro da Conceição, zona norte do município, em oito de dezembro. Na área central do Recife fica a Praça Barão do Rio Branco, mais conhecida como Praça do Marco Zero, onde acontecerá a Celebração de Encerramento do XVIII Congresso Eucarístico Nacional, em 15 de novembro de 2022.

Catedral da Sé, Olinda/Foto: CNBB NE2

Olinda-PE
Olinda é a mais antiga entre as cidades brasileiras declaradas como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Abriga dezenas de igrejas e conventos de inestimável valor histórico-cultural, transformando-se em roteiro obrigatório dos turistas nacionais e estrangeiros. Visitantes sobem e descem suas ladeiras estreitas e íngremes para acesso a uma rede de bons restaurantes, bares e hotéis. O artesanato e a gastronomia são marcas da Cidade Alta, assim como a Catedral do Santíssimo Salvador, Museu de Arte Sacra de Pernambuco, Mosteiro de São Bento e Convento de São Francisco. Um elevador panorâmico alarga o olhar do visitante com uma bela vista do mar e da arquitetura da cidade e também do Recife, devido à proximidade dos dois municípios. Grande parte da programação do XVIII Congresso Eucarístico Nacional, que será realizado entre os dias 11 e 15 de novembro de 2022, acontecerão no Centro de Convenções, que fica na cidade.  Os eventos são a Cerimônia de Abertura, o Simpósio Teológico, a Feira Católica, as Catequeses Públicas, as Exposições Servos de Deus e das Pastorais Sociais do Brasil e a Vigília da Juventude.