Santa Missa realiza com os peregrinos em frente a Casa do Pão provisória. Foto: Divulgação / Arquidiocese de Olinda e Recife

As 19 cidades que compõem o território arquidiocesano de Olinda e Recife foram visitadas pelos participantes da peregrinação Pão em todas as mesas. A caminhada foi realizada de 10 a 17 de julho, sendo concluída com Santa Missa em frente à Casa do Pão Provisória, na rua do Imperador, área central do Recife, no último domingo, às 16h.

A ação trouxe aos peregrinos a oportunidade de vivenciar a realidade do povo empobrecido, encontrados nos caminhos percorridos, concretizando assim a dimensão social e profética da Eucaristia. O tema do 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), “Pão em todas as mesas”, e o lema, “Repartiam a o pão e não havia necessitados entre eles”, foram a base para a espiritualidade da peregrinação.

Três pequenos grupos partiram de pontos distintos, simultaneamente. O percurso, chamado de Itinerário A.Zona da Mata, partiu de Amaragi seguindo pelas cidades de Primavera, Frexeiras, Escada, Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho. Já o Itinerário B.Agreste, saiu de Pombos em direção aos municípios de Vitória de Santo Antão, Moreno, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata e Camaragibe.

E o Itinerário C.Litoral, teve como largada a Ilha de Itamaracá, dando sequência por  Itapissuma, Igarassu, Araçoiaba, Abreu e Lima, Paulista e Olinda. Após sete dias de caminhada, os participantes foram acolhidos com celebração Eucarística, presidida pelo arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Rodas de conversas foram realizadas durante a jornada, com a participação dos caminhantes e dos pobres encontrados pelo caminho, abordando a temática da fome.

O pároco da Igreja Nossa Senhora de Fátima Água Branca, em Vitória de Santo Antão, Agreste do estado, padre Rosivaldo Pontes aponta a experiência que passou. “Não morremos de fome porque sempre houve alguém que nos acolheu e fez a partilha do pão. Foi marcante viver o tema do 18⁰ CEN”, conclui.

O evento foi promovido pelo Mosteiro do Discípulo Amado, localizado em Abreu e Lima, no Grande Recife, e demais frentes: Grupo de Peregrinas e Peregrinos do Nordeste (GPPN), Instituto Humanitas Unicap (IHU), Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife e Arquidiocese de Olinda e Recife.

Marco do Congresso: Casa do Pão

A Casa do Pão tem como missão atender pessoas em situação de vulnerabilidade, através de parcerias com pessoas físicas, empresas e órgãos públicos, oferecendo atendimento espiritual, médico, jurídico e serviços de lavanderia, banho e restaurante-escola. O local irá abrigar uma capela que receberá o nome da primeira santa brasileira: Santa Dulce dos Pobres, canonizada em 2019. A Casa do Pão Provisória já realiza alguns atendimentos, como prévia dos serviços previstos para ter início em 15 de novembro, data de inauguração do espaço.

Sede da Casa do Pão (Rua do Imperador/Recife) Foto: Divulgação / Sacerdos Photo