A dois dias da abertura do 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), a Arquidiocese de Olinda e Recife apresentou, em coletiva de imprensa, os materiais litúrgicos que serão utilizados nas celebrações do dia 11 ao dia 15. A cerimônia foi realizada nesta terça-feira (8), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE), local que concentrará maior parte da programação do evento.
Foram produzidos exclusivamente para esta edição do Congresso 12 tipos de itens como ostensórios, turíbulo e naveta, castiçais e galhetas. Basicamente os produtos são feitos com acabamento dourado, bordas niqueladas e pedras. Os objetos sacros trazem ainda elementos da identidade visual do Congresso como o pão, a ciranda, a mesa e a água.
À imprensa o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, apresentou a cruz processional, que tem 2 metros de altura, o lavado, a capa para o evangeliário, o suporte para missal, um ostensório, o cálice principal e um dos 250 cálices menores, além de uma das 50 âmbolas. Com aspersão de água benta, o religioso também abençoou os objetos.
Representante de Francisco
O enviado do Papa Francisco para representá-lo no 18º Congresso Eucarístico Nacional já está no Recife: o bispo emérito de Leiria-Fátima, cardeal António Augusto dos Santos Marto. O prelado será o Legado Pontifício, ou seja, o representante do Papa Francisco no 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN).
António Augusto dos Santos Marto nasceu em 5 de maio de 1947, na cidade de Chaves, Portugal. Passou pelos Seminários de Vila Real e de Porto, sendo ordenado padre em 1971 e nomeado bispo em 2000. Pelas mãos do Papa Francisco foi criado cardeal em junho de 2018. Dom Marto vai presidir as principais cerimônias do 18º CEN, como as Celebrações Eucarísticas de Abertura e de Conclusão.
Com informações da CNBB NE2