Pela primeira vez em mais de 80 anos, a Arquidiocese de Olinda e Recife vai celebrar Corpus Christi com uma procissão fluvial pelos rios que banham o centro da capital pernambucana, no próximo 16 de junho.  A ação faz parte das atividades do ano preparatório do 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que será realizado de 11 a 15 de novembro.

A programação da solenidade tem início às 12h, com a Celebração Eucarística realizada na Igreja Madre de Deus, área central do Recife. Ao final da cerimônia, uma procissão a pé irá conduzir o Santíssimo Sacramento no ostensório usado no 3º CEN, que foi realizado no Recife, em 1939. 

O cortejo irá seguir até a Boulevard Rio Branco, local que irá acolher os tradicionais tapetes de Corpus Christi que serão confeccionados pelas comunidades paroquiais, grupos, pastorais e movimentos ligados à Igreja Católica.

A procissão fluvial terá início às 14h30 e vai contar com dois catamarãs que irão conduzir o Santíssimo Sacramento, junto com os bispos e demais religiosos, além do padre Damião Silva e Banda. Barqueiros e pescadores que trabalham na localidade também irão acompanhar as embarcações.

Percurso da procissão fluvial de Corpus Christi 2022

O Marco Zero do Recife será o local de partida da procissão fluvial, que seguirá fluindo pelos rios Beberibe e Capibaribe interligando as pontes centrais da cidade: do Limoeiro, Princesa Isabel, Duarte Coelho, Buarque de Macêdo e Maurício de Nassau. O desembarque vai ocorrer por volta 16h30, nas imediações da Igreja Madre de Deus, local onde será realizada a benção do Santíssimo Sacramento. Uma programação musical está prevista para recepcionar a todos.

Celebrações simultâneas de Corpus Christi

Como forma de acolher o povo de Deus e convidá-los para participar da solenidade, serão realizadas Celebrações Eucarísticas, simultaneamente, em cinco igrejas que ficam nas proximidades das pontes que estão no roteiro da procissão fluvial.

Dessa forma, religiosos e pessoas pertencentes aos 14 vicariatos da Arquidiocese de Olinda e Recife ficarão distribuídos nesses templos e vão ser convidados para acompanhar a procissão de uma das pontes mais próximas, por onde Jesus vai passar no catamarã.

A Igreja de Nossa Senhora da Piedade, bairro de Santo Amaro, vai receber os vicariatos: Paulista, Igarassu e Olinda, para a Celebração. A Ponte do Limoeiro será o ponto de concentração para esses vicariatos.  Os vicariatos Soledade e Várzea vão celebrar Corpus Christi na Igreja da Boa Vista, rua da Imperatriz, com ponto de apoio para procissão na Ponte Princesa Isabel, na mesma localidade.

Para acompanhar a celebração na Matriz de Santo Antônio, praça do Diário, são convidados os vicariatos Boa Viagem e Jaboatão, e para a procissão, na Ponte Duarte Coelho. A Igreja Conceição dos Militares, na rua Nova, área central da cidade, vai acolher os vicariatos Cabo e Vitória e que ficarão concentrados na Ponte Boa Vista para receber a procissão.

Já os vicariatos Jardim São Paulo e Beberibe vão participar da celebração no Convento Santo Antônio, bairro homônimo, e ficarão na Ponte Buarque de Macêdo para saudar a passagem do Santíssimo Sacramento. E na Igreja do Espírito Santo, os vicariatos: Ibura, São Lourenço e Vida Religiosa Consagrada, vão se concentrar para a Celebração Eucarística e acolher a chegada da procissão na Ponte Maurício de Nassau.

Procissão fluvial do 3º Congresso Eucarístico Nacional

Esta será a segunda vez que uma procissão fluvial ocorre no Recife. O 3º Congresso Eucarístico Nacional foi celebrado na capital pernambucana, de 3 a 7 de setembro em 1939. No último dia do evento, a procissão de encerramento, com o Santíssimo Sacramento, saiu da Igreja Madre de Deus seguindo até as margens dos rios recifenses, num momento onde os cristãos católicos professaram a fé em Jesus na Eucaristia. Esse mesmo roteiro será realizado novamente, após 82 anos.

Procissão Eucarística saindo da Madre Deus (1939) / Foto: Diário da Manhã

Tríduo Eucarístico em preparação para Corpus Christi 2022

Para melhor vivenciar a solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue do Senhor, que será festejado em 16 de junho, um tríduo eucarístico será celebrado em todas as comunidades e paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife.

No primeiro dia do tríduo, 13 de junho, será celebrada a Solenidade de Santo Antônio e Ordenação Diaconal. A Cerimônia vai ser realizada na Basílica do Sagrado Coração de Jesus (Igreja dos Salesianos), que fica na rua Dom Bosco, bairro da Boa Vista, no Recife.  Nos últimos dois dias, as Celebrações Eucarísticas retornam as paróquias da AOR, nos horários definidos em cada templo.