A Arquidiocese de Olinda e Recife – AOR, junto com a Cáritas Brasileira Nordeste 2 e a Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife lançaram no último sábado (28) a campanha emergencial “#SOS RECIFE E REGIÃO METROPOLITANA, Solidariedade que Transforma”. A ação busca arrecadar doações de alimentos não perecíveis, material de limpeza, produtos de higiene, colchões e lençóis para as famílias, que tinham suas casas em locais de risco, e que estão desabrigadas e desalojadas por conta das fortes chuvas dos últimos dias em Pernambuco.  

A sede da Cúria Arquidiocesana, que fica na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, zona norte do Recife, irá receber os donativos das 8h às 16h, nos próximos dias. As 148 paróquias e as três áreas pastorais também poderão, mediante à necessidade, servir como locais de acolhimento das vítimas e dos donativos.

As doações também podem ser feitas por meio de ajuda financeira via Chave PIX 29420681000129 (CNPJ) ou depósito na Conta: Banco do Brasil – Agência: 5740-1 – Conta Corrente: 60.691-0, em favor da Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife.

“Convocamos a todos a ajudar nossos irmãos mais necessitados neste momento de dor e desamparo. A arquidiocese e as paróquias estão de portas abertas para receber a sua solidariedade e doação. Invocamos as bênçãos Deus e a proteção materna de Maria a todos os pernambucanos que estão sendo atingidos com as chuvas em nosso estado”, afirmou o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

A secretária-executiva da Cáritas Brasileira NE2, Neilda Pereira, reforça que o momento é de solidariedade e união. “Estamos vivenciando uma situação humanitária emergencial. São vítimas desalojadas, pontos iminentes de mais desabamentos, além de vítimas fatais. Enquanto organismo da Igreja, a Cáritas tem o papel neste momento de ajudar os mais necessitados e em situação de vulnerabilidade”, disse.

Números da tragédia

De acordo com o boletim emitido pelo Governo de Pernambuco às 12h desta segunda-feira (30), 91 pessoas morreram, 26 estão desaparecidas e cinco mil estão desabrigadas no estado.  Órgãos oficiais de serviço meteorológico estimam que os municípios da região metropolitana e da zona da mata, as áreas mais afetadas, tenham registrado mais de 100 mm de chuva. 

Doações recebidas

Voluntários da Cáritas Arquidiocesana de Olinda e Recife acolhem os donativos já entregues na sede da Cúria Metropolitana, no bairro das Graças. As doações serão encaminhadas, inicialmente, às paróquias localizadas nos municípios de Jaboatão dos Guararapes e do Cabo de Santo Agostinho, no grande Recife, além de outros locais impactados pelas chuvas que assolam Pernambuco nos últimos dias.

A irmã Valdirene Silva, integrante do Conselho Fiscal da entidade, aponta que toda ajuda é bem-vinda. “Toda doação é muito importante, e neste momento, produtos de higiene e material de limpeza, como sabonetes, papel higiênico e sabão, além de alimentos não perecíveis são fundamentais”, afirma.

Veja aqui o vídeo da campanha emergencial #SOS RECIFE E REGIÃO METROPOLITANA, Solidariedade que Transforma

Com informações da AOR e CNBB NE2