Foto: divulgação CNBB RO2
A Igreja Católica celebra nesta quarta-feira (29) a solenidade de São Pedro e São Paulo e a Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR) prepara uma programação para comemorar a data em duas paróquias, além de uma capela e uma colônia de pescadores. Em sintonia com o 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que traz como tema “Pão em todas as mesas”, a festividade, nessas localidades, irá abordar a temática da Sagrada Eucaristia, na dimensão profética e social.
As atividades comemorativas em honra aos dois santos já têm início nesta terça-feira (28). Com o tema, “Eucaristia, garantia de eternidade”, a Paróquia Nossa Senhora do Desterro, localizada em Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco, dá início a festa com o Santo Terço, que será rezado a partir das 18h30, além da Celebração Eucarística, às 19h.
Já na Capela São Pedro, que fica no Brejo da Guabiraba, Zona Norte do Recife, a Santa Missa está prevista para às 19h, e traz como tema, “Com São Pedro, seguimos firmes na esperança de que haja pão em todas as mesas”.
No dia dedicado aos padroeiros de Roma, a Paróquia São Pedro Apóstolo, em Gaibu, Litoral Sul do estado, irá abordar a temática, “A Eucaristia, alimento deste povo”. A partir das 6h, buscada de São Pedro, seguida de Santa Missa com benção das chaves. A programação do festejo segue até 10 de julho, com repicar de sinos, carreata, procissão e adoração e benção do Santíssimo Sacramento.
Na Colônia de Pescadores de Brasília Teimosa, Zona Sul da capital pernambucana, as ações religiosas têm início às 6h, com alvorada de fogos e café da manhã. Às 8h, Santa Missa, com a saída da procissão terrestre e marítima prevista para às 9h30. A programação se encerra às 19h, com a Celebração Eucarística. O tema abordado será, “São Pedro, os Pescadores e a Eucaristia”.
Programação da Festa de São Pedro e São Paulo na AOR
Paróquia Nossa Senhora do Desterro / Porto de Galinhas / Ipojuca
Tema da festa: “Eucaristia, garantia de eternidade”
28/06
18h30 Santo Terço e orações
19h Santa Missa
29/06
10h Santa Missa solene
16h Procissão terrestre e marítima
19h Santa Missa de encerramento
Capela de São Pedro / Brejo da Guabiraba / Recife (faz parte da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Nova Descoberta)
Tema da festa: “Com São Pedro, seguimos firmes na esperança de que haja pão em todas as mesas”
28/06
19h – Santa Missa
29/06
18h30 – Procissão com a imagem de São Pedro. Roteiro: Proximidades da Escola Álvaro Lins, Nova Descoberta, em direção à capela. Logo após a chegada da procissão, Santa Missa
Paróquia São Pedro Apóstolo / Gaibu / Cabo de Santo Agostinho
Tema da festa: “A Eucaristia, alimento deste povo”
29/06
6h – Buscada de São Pedro
6h30 – Santa missa na matriz com bênção das chaves
12h – Repicar de sinos
19h – Santo Terço
19h30 – Santa missa de abertura (os pescadores serão os noiteiros deste dia)
30/06
18h – Santo Terço próximo à capela do Bom Jesus e em seguida carreata com a bandeira da festa em direção à Paróquia
19h30 – Hasteamento da bandeira e Santa Missa
1º a 09 de julho
18h15 – Santo Terço
19h – Novena
19h30 – Santa Missa
10/07
10h – Santa Missa Solene
16h – Santa Missa festiva de encerramento
17h20 – Procissão com a imagem do padroeiro
18h30 – Exposição, adoração e bênção do Santíssimo Sacramento
Colônia de Pescadores / Brasília Teimosa / Recife (faz parte da paróquia Coração Imaculado de Maria)
Tema da festa: “São Pedro, os Pescadores e a Eucaristia”
29/06
6h – Alvorada de fogos
7h – Café na colônia dos pescadores
8h – Santa Missa
9h30 – Procissão terrestre e marítima
19h – Santa Missa
São Pedro e São Paulo
São Pedro e São Paulo são considerados “os cabeças dos apóstolos” por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva. Os dois apóstolos considerados inseparáveis e representantes do Evangelho de Cristo, com ardor missionário, fé e pregação. Por esses motivos, são celebrados na mesma data.
Pedro, cujo primeiro nome era Simão, foi chamado por Jesus para segui-lo, recebendo próprio Jesus o nome Pedro, que significa pedra, firmando assim a pedra primitiva da Igreja.
Pedro chegou a negar Jesus três vezes, porém após a ressurreição de Cristo tomou-se um grande pregador. Foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como seu Senhor, Jesus Cristo. Escreveu duas Epístolas e, provavelmente, foi a fonte de informações para que São Marcos escrevesse seu Evangelho.
Paulo, cujo nome antes da conversão era Saulo ou Saul, recebeu educação esmerada “aos pés de Gamaliel”, um dos grandes mestres da Lei na época. Tornou-se um zeloso fariseu, perseguindo e aprisionando os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles.
Converteu-se à fé cristã no caminho de Damasco, quando o próprio Senhor Ressuscitado lhe apareceu e o chamou para o apostolado. Recebeu o batismo do Espírito Santo e preparou-se para o ministério. De perseguidor passou a perseguido, foi martirizado e morto por decapitação. Escreveu treze Epístolas e ficou conhecido como o “Apóstolo dos gentios”.