Com o propósito de aprofundar as reflexões sobre o rito litúrgico da Igreja Católica, a Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Liturgia da Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR) realiza neste sábado (9), o 4° Encontro Arquidiocesano de Liturgia. Este ano, o formação acontece em consonância com o 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), celebrado pela AOR em novembro, fazendo parte das atividades do ano preparatório do evento.
A quarta edição traz como tema, “Liturgia e Eucaristia”, com subsídio da Carta Apostólica Desiderio Desideravi, que trata sobre a importância da formação litúrgica. Em 2022, o encontro acontece nos 13 vicariatos territoriais de Olinda e Recife, facilitando a participação dos agentes das pastorais, com foco numa melhor vivência das práticas litúrgicas voltadas ao congresso. O endereço de realização de cada vicariato, pode ser conferido no Instagram do 18º CEN, clique aqui.
Para o presidente da Comissão de Liturgia do 18º CEN, padre Moisés Ferreira de Lima, a participação de todos sempre é bem-vinda. “Uma oportunidade excelente para quem já serve na liturgia das paróquias e também para aqueles que desejam conhecer o que a Igreja Católica celebra, crê e vive”, pontua.
Encontro Arquidiocesano de Liturgia
A Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Liturgia da Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR) promove há quatro anos o Encontro Arquidiocesano de Liturgia, com o objetivo de formação para as pessoas que atuam na pastoral litúrgica das paróquias locais. O rito da Igreja Católica foi abordado nos encontros anteriores, entrelaçados com outras temáticas, tendo como temas: Liturgia e Catequese, Música Litúrgica e Palavra de Deus na Liturgia.
Carta apostólica Desiderio Desideravi (desejei ardentemente)
A Carta Apostólica Desiderio Desideravi foi publicada em 29 de junho passado, durante a solenidade de São Pedro e São Paulo, em Roma, pelo papa Francisco. O documento fala sobre a formação litúrgica do povo de Deus e expressa o desejo do pontífice, para que o povo seja formado na liturgia, pois através dessa formação é que acontece o encontro com Jesus Cristo.