Foto: Sacerdos Photo

O 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que será realizado pela Arquidiocese de Olinda e Recife, de 11 a 15 de novembro, fez parte da programação da festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife e rainha de Pernambuco, que foi celebrada de 6 a 16 de julho deste ano, na capital do estado.

O tema da festejo, ““Ave, Virgem do Carmo, Mãe e Imagem da Igreja, Teu povo em festa celebra o Pão da Vida!”, e lema, “Todos eles perseveravam unânimes na oração, juntamente com Maria, Mãe de Jesus”, trouxe alusão à temática do congresso, “Pão em todas as mesas”, numa dimensão profética e social da Eucaristia.

A Festividade também celebrou o centenário da elevação pontifícia da igreja do Carmo à Basílica Menor, título conferido pelo papa Bento XV, em 1922. Em 11 dias de festa foram celebradas 113 cerimônias dentro da basílica e no claustro do convento. área interna da igreja, além de uma extensa programação cultural e

No último sábado (16), data dedicada à Mãe dos carmelitas, uma das Santas Missas Solenes foi presidida pelo vigário geral da AOR e membro da Comissão Executiva do 18º CEN, monsenhor Luciano Brito.

Durante a homilia, o religioso apontou a expectativa do evento. “A nossa Igreja vive a Eucaristia, presença real de Jesus, o pão vivo que desceu do céu. Neste 18º Congresso Eucarístico Nacional iremos meditar a partir do ‘Pão em todas as mesas’, o partilhar da nossa vida com todos”, pontua.

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido foi o presidente da Santa Missa Solene Campal, que teve início às 15h. O metropolita explanou a importância de um olhar generoso para a população em situação de vulnerabilidade.

“Optamos por um tema muito necessário e importante, para que possamos viver a Eucaristia de maneira concreta. É preciso fazer comunhão e ser solidário com as pessoas que mais necessitam e lembrar dos nossos irmãos que passam fome”, conclui Saburido.

Após a cerimônia, uma multidão seguiu o andor dedicado à Nossa Senhora do Carmo pelas ruas e avenidas entorno da igreja. O artefato trouxe réplicas da basílica e de um ostensório como símbolos do tema da festividade de 2022. A Basílica do Carmo do Recife receberá a última atividade do 18º CEN, a benção do Santíssimo Sacramento.

Andor e procissão da festa de Nossa Senhora do Carmo 2022 Foto: Sacerdos Photo