Na tarde do dia 14 de novembro, a Rua do Imperador, no centro do Recife, transformou-se numa grande catedral ao ar livre. Fiéis de toda a Arquidiocese de Olinda e Recife, bispos, padres, diáconos, religiosas e religiosos, celebraram a Eucaristia, como marco de relançamento do 18º Congresso Eucarístico Nacional.
Antes da solene liturgia, foi oferecido almoço para 400 pessoas em situação de rua. Na ocasião, o arcebispo metropolitano, D. Fernando Saburido, acompanhado do bispo auxiliar, D. Limacêdo Antônio, além de alguns padres, puderam fazer refeição com esses irmãos e irmãs, num sinal de comunhão fraterna e anúncio daquilo que é o tema do Congresso: “Pão em todas as mesas”. Fruto de doações espontâneas, a refeição foi preparada pela comunidade Católica Porta Fidei e servida no Convento de São Francisco pelos membros do grupo Além do pão e do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Tribunal de Justiça de Pernambuco (SINDOJUS-PE).
A convite da Comissão executiva do Congresso, o Cardeal, Orani Tempesta, presidiu a liturgia, destacando em sua pregação que “a Eucaristia tem como consequência a preocupação com o outro, com o pobre”, destacando ainda que “essa mesma temática tem sido colocada pelo Papa Francisco, e é uma oportunidade para o Brasil acolher o chamado da Igreja para olhar com mais carinho para as necessidades do alimento, de moradia e tantas outras situações existentes”.
Para Robson Nascimento, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, localizada no bairro da Iputinga, no Recife, o 18º Congresso Eucarístico Nacional é um marco na história da Igreja Pernambucana: “É através da Eucaristia que tudo se renova. É por ela que celebramos o mistério de Cristo, que se fez amor por mim, por você e por todos”.
O evento marcou, também, a apresentação do prédio onde funcionará a Casa do Pão, fruto concreto do Congresso Eucarístico, que será um local para acolhida ao povo em situação de rua, oferecendo alimentação, assistência médica, jurídica, banho, lavagem de roupa, cursos profissionalizantes e assistência espiritual. O espaço foi abençoado pelo cardeal Orani Tempesta, enquanto os presentes estenderam as mãos em sinal da bênção que procede do sacerdócio universal, recebido no batismo.
Para o Secretário Geral do 18º CEN, Monsenhor Albérico Bezerra, a Casa do Pão é um sinal do mundo que sonhamos. “Seu propósito vai muito além do pão que alimenta o corpo, vai na acolhida integral que todos nós precisamos, nas nossas necessidades básicas. Que o pão da padaria não falte para ninguém. Que essa Casa seja um sinal daquilo que queremos para um mundo novo de justiça e fraternidade”.
A princípio, o 18º Congresso Eucarístico Nacional seria celebrado de 12 a 15 de novembro de 2020, por conta da pandemia da Covid-19, foi adiado para 2021. As novas configurações sanitárias e decretos, permitem que o evento aconteça com segurança, obedecendo as normas vigente, nos dias 11 a 15 de novembro de 2022.
Dando sequência a programação preparatória do 18º Congresso Eucarístico Nacional, uma live será realizada no próximo dia 19, às 20h com a presença de Dom Fernando Saburido, Dom Genival Saraiva de França, bispo emérito de Palmares, Monsenhor Albérico e da Irmã Paula Souza, religiosa das Pias Discípulas do Divino Mestre, transmitida pelas redes sociais da Paulinas Brasil e Editora Paulus.