Tudo é na hora de Deus. Mosenhor Albérico Bezerra – Secretário-geral do 18º Congresso Eucarístico Nacional
Foto: Fernando Ribeiro.

A partir de fevereiro, abre-se a contagem dos últimos nove meses rumo a celebração de um dos eventos mais importantes da Igreja Católica em todo mundo: os Congressos Eucarísticos.

Com o tema Pão em todas as mesas, o 18º Congresso Eucarístico Nacional, que será realizado nos dias 11 a 15 de novembro deste ano, tendo como sede as cidades pernambucanas de Olinda e Recife, segue com os preparativos necessários de um grande encontro, “acreditar que tudo é na hora de Deus e isso traz certo conforto e alegria em saber que o evento será realizado da melhor maneira possível”, palavras reconfortadas na fé e ditas pelo secretário-geral do 18 CEN, Monsenhor Albérico Bezerra.

” Nós acreditamos nisso, e sem dúvida, esse novo tempo é para se trabalhar, se doar mais para que o Congresso seja melhor do que a gente programou e sonhou para 2020″, afirma o secretário.

Inicialmente previsto para ocorrer em novembro de 2020, o 18 CEN foi adiado, e em março daquele ano, transferido para 2021, em decorrência da pandemia da Covid-19. Devido às incertezas ainda impostas pela doença, um segundo adiamento foi feito em setembro de 2021, passando para a data prevista atualmente.

Dentre os ajustes necessários da programação oficial, as celebrações de Abertura e da Primeira Comunhão, programadas para ocorrer na Arena Pernambuco, localizada na cidade de São Lourenço da Mata, no Grande Recife foram transferidas para o Centro de Convenções e paróquias das comunidades do território arquidiocesano, respectivamente.

Ainda dentro da programação oficial do 18º CEN, os equipamentos culturais do Recife irão mostrar a diversidade de ritmos da cidade, “o que queremos, além de celebrar Jesus Eucarístico, é mostrar que o Recife está realizando o Congresso, com atrações culturais nos principais teatros da cidade, como o de Santa Isabel, do Parque e Dona Lindu”, afirma o religioso.

Esta será a segunda vez que a Arquidiocese de Olinda e Recife irá receber o CEN. A primeira foi realizada em 1939, na terceira edição do acontecimento. A realização do 18º CEN acontece de forma conjunta com as arquidioceses e dioceses que compõem os Estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, todas pertencentes a CNBB Regional NE2.