Sob o olhar de Nossa Senhora dos Prazeres – padroeira da Arquidiocese e da cidade de Maceió – o 18º Congresso Eucarístico Nacional foi exaltado durante a celebração da oitava noite da festividade, realizada na quinta (25), na Catedral Metropolitana, com a presidência da cerimônia do arcebispo de Olinda e recife, dom Fernando Saburido.
Durante a homilia, o religioso expressou a missão que possui: a de convidar o povo de Deus para o congresso, que será realizado em novembro, na capital pernambucana. “Tivemos que adiar o 18º Congresso Eucarístico Nacional devido a pandemia da Covid. Contudo, estamos percorrendo as dioceses do nosso regional para motivar as pessoas a participarem deste momento sublime para toda a Igreja do Brasil”, pontua.
A celebração solene foi concelebrada pelo arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz Fernandes O.Carm, que reiterou o compromisso da igreja local com o 18º CEN. “Além da festa de nossa padroeira, estamos olhando mais a frente, para Olinda e Recife e este Congresso Eucarístico Nacional. Dom Fernando veio abrir oficialmente o evento”, compartilha. O metropolita falou também das atividades realizadas como forma de divulgar o congresso, como o canto do hino e a reza da oração.
O bispo emérito da diocese de Palmares (PE), vigário geral da Arquidiocese de Maceió e presidente da Comissão Teológica-Pastoral do 18º CEN, dom Genival Saraiva, aponta a proposta do tema do congresso, “Pão em todas as mesas”. “A programação vai contar com simpósio e catequeses como forma de motivar os católicos para a dimensão social da Eucaristia. Espero que o congresso traga frutos de fraternidade e de justiça social”, concluiu.
Uma ação de panfletagem em prol do 18º CEN foi realizada pelos agentes da Pastoral de Comunicação da arquidiocese, durante a procissão de encerramento do festejo, realizada na tarde do último 27 de agosto, reunindo milhares de devotos de Nossa Senhora dos Prazeres na capital alagoana.
Festa de Nossa Senhora dos Prazeres da Arquidiocese de Maceió
Com o tema “Comunhão, participação e missão”, a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres foi realizada pela Arquidiocese de Maceió, de 17 a 27 de agosto. A programação em homenagem à Santa contou com celebrações de Santas Missas, café da manhã para as pessoas em situações de rua, Adoração ao Santíssimo Sacramento, quermesse e procissão.