A Arquidiocese de Olinda e Recife foi homenageada em reunião solene da Câmara de Vereadores do Recife por acolher o 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN). Padres e fiéis leigos lotaram o plenário da Casa José Mariano durante a solenidade realizada nessa sexta-feira (4).

A Mesa da reunião solene foi composta pelo presidente da sessão, vereador Renato Antunes (PL), pelo vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, bispo emérito de Vitória da Conquista (BA), dom Luís Pepeu. Participaram ainda da Mesa, o monsenhor Luciano Brito e o padre Moisés Ferreira, ambos representando o CEN. Além do coronel Valfredo Curvelo do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.

O vereador Felipe Alecrim (PSC), autor da homenagem, explicou que o 18º CEN leva os católicos e a sociedade a viverem “uma potencialidade desse amor à Eucaristia, além do legado deixado na cidade, que é a Casa do Pão, destinada a acolher as pessoas em situação de rua. Por isso, esta Casa [Legislativa] se alegra e o Recife está em festa para acolher o Congresso”, enfatizou.

Autor da homenagem, o vereador Felipe Alecrim, entregou a placa comemorativa à dom Luis Pepeu | Foto: Câmara Municipal do Recife

Felipe Alecrim entregou uma placa comemorativa a dom Luís Pepeu. Em seguida, foi exibido um vídeo narrando a história e a importância do CEN, logo após, duas canções foram executadas por Dudu do Acordeon: o Hino do Congresso Nacional e Ave Maria Sertaneja.

Por sua vez, representando o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, dom Luís Pepeu evidenciou a satisfação em participar da solenidade na Câmara. Ele lembrou que a cidade sediou, anteriormente, o 3º Congresso Eucarístico Nacional, em 1939.

“Portanto, 83 anos depois, a cidade também acolhe o congresso. É um momento forte não somente para nós, católicos, mas para toda a população. É um evento magnânimo que chama a atenção de todos e marca este momento celebrando a Eucaristia como o dom mais precioso de nossa vida”, disse.

Em seguida, ocupou a tribuna do plenário o monsenhor Luciano Brito. Além de explicar a programação do evento, ele destacou a relevância da Casa do Pão. “Daqui a poucos dias vamos estar acolhendo o Brasil em nossa arquidiocese. Será uma grande alegria podermos reviver a graça que foi o 3º Congresso Eucarístico Nacional, que ainda hoje, não só o Recife, mas o Brasil se recorda daquele momento em que cantávamos com toda a força a canção ‘Quem não crê, brasileiro não é’”, declarou.

Monsenhor Luciano Brito fala na tribuna do plenário | Foto: Câmara Municipal do Recife

Fonte: Câmara Municipal do Recife