A alegria tomou conta da Igreja do Brasil na manhã deste sábado (10), a dois meses do 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN). O Papa Francisco nomeou o bispo emérito de Leiria-Fátima, diocese portuguesa, cardeal dom António Augusto dos Santos Marto como legado – representante do pontífice em nações estrangeiras – no 18º (CEN).
O evento será celebrado de 11 a 15 de novembro, pela Arquidiocese de Olinda e Recife, em parceria com o Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos bispos do Brasil (CNBB), nos principais pontos das duas cidades, trazendo como tema, “Pão em todas as mesas”, e lema: “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”, (At 2,46).
António Augusto dos Santos Marto nasceu em 5 de maio de 1947, na cidade de Chaves, Portugal. Passou pelos Seminários de Vila Real e de Porto, sendo ordenado padre em 1971 e nomeado bispo em 2000. Pelas mãos do Papa Francisco foi criado cardeal em junho de 2018. Dom Marto vai presidir as principais cerimônias do 18º CEN, como as Celebrações Eucarísticas de Abertura e de Conclusão.
O arcebispo da arquidiocese sede do evento, dom Fernando Saburido, comemorou a nomeação e expressou desde já as boas-vindas ao cardeal Marto. “O papa envia para representá-lo alguém muito conhecido, pois vários brasileiros já o conhece devido à visitação ao Santuário de Fátima, em Portugal. Ele é uma pessoa maravilhosa e está muito feliz e contente com essa delegação. Ele será o próprio Papa entre nós”.
Dois padres locais serão escolhidos entre o clero secular e religioso para fazer missão apóstola junto ao dom Antônio Marto. Os nomes destes cerimonialistas vão ser divulgados uma semana antes do congresso.
Inscrições abertas para o 18º Congresso Eucarístico Nacional
A processo de inscrição é realizado pela internet através do site cen2020.com.br/inscrições e oferece quatro opções de participação: Público em Geral; Bispos, Padres e Diáconos; Hospedagem Solidária e Simpósio Teológico, sendo esta a única modalidade paga, ao valor de R$ 108.