Com sucesso de público desde a abertura na última sexta-feira (11), o 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN) chega, neste domingo (13), ao terceiro dia com atividades em todas as 148 paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife que estão espalhadas em 19 municípios mais o distrito estadual de Fernando de Noronha. Ao mesmo tempo, segue a programação no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), com feira católica, exposições, simpósio teológico, catequeses públicas e missas.

O terceiro dia do CEN teve início com a Celebração Eucarística, às 8h, na capela montada no mezanino do pavilhão do Cecon. Ainda nesta manhã acontece o Simpósio Teológico no Teatro Guararapes com a conferência “Eucaristia e pluralidade cultural: desafios teológicos e pastorais”, que será ministrada pelo arcebispo primaz de São Salvador (BA), o cardeal Sérgio da Rocha.

Seguindo as atividades do Simpósio Teológico, que visa debater e aprofundar os estudos sobre a Eucaristia a partir do Texto-Base escrito por especialistas para o CEN, serão realizadas três oficinas simultaneamente a partir das 11h. Entre os ministrantes estarão o arcebispo de Manaus (AM) e recém-nomeado cardeal pelo Papa Francisco, Dom Leonardo Steiner, e o bispo de Garanhuns (PE) e presidente do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2), Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa.

A partir das 14h, no palco da Feira Católica, onde estão reunidos mais de 140 expositores, terá início o segundo dia de Catequeses Públicas. Na primeira palestra, o bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e secretário-executivo da CNBB, Dom Joel Amado Portella, apresentará o tema “Eucaristia e unidade em tempos de polarização”. Em seguida, às 16h, será a vez do jornalista, professor e fundador da Comunidade dos Viventes, Gabriel Marquim, fazer a palestra “Eucaristia e os empobrecidos no contexto da pandemia”.

Para a família

A programação do 18º CEN no Centro de Convenções é uma oportunidade gratuita para todos da família. Dentro da Feira Católica há opções para os adultos, mas também para as crianças. No super stand da Comissão Pastoral para a Animação Missionária, os pais e as mães encontram atividades para as crianças que incluem recreação e oficinas de pintura.

A feira ainda conta com uma praça de alimentação. A entrada também é gratuita e o funcionamento vai até às 20h.

Primeira Comunhão

A Arquidiocese de Olinda e Recife, anfitriã pela segunda vez do Congresso Eucarístico Nacional, acolhe nesta edição mais de 180 bispos e arcebispos de todo o Brasil. Os epíscopos, neste domingo, terão a missão de celebrar a Primeira Eucaristia para cerca de 3.000 crianças. As solenidades ocorrerão nas 148 paróquias e três áreas pastorais da arquidiocese a partir das 17h.

O bispo emérito de Leiria-Fátima e legado pontifício para o 18º CEN, Cardeal Dom António Marto, preside a celebração da Primeira Comunhão, às 18h, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, zona norte do Recife.

Após ministrar os sacramentos aos milhares de meninos e de meninas, os bispos e arcebispos celebrarão a Santa Missa junto com os fiéis da comunidade local, às 19h. 

Programação cultural

O 18º CEN também exalta a cultura popular e erudita com uma série de apresentações que estão acontecendo em igrejas e teatros do Grande Recife com entrada gratuita. Neste domingo, o Mosteiro de São Bento, em Olinda (PE), recebe a pianista Rachel Casado que fará um recital a partir das 17h.

No mesmo horário, no Teatro Beberibe no Cecon, acontece a Mostra de Dança Popular. O espetáculo reunirá seis grupos entre eles o Saltos Cia de Dança, os Guerreiros da Mangueira e o balé Raízes do Cangaço. O público precisa retirar os ingressos 1 hora antes do início da apresentação.