A inauguração da Casa do Pão, marco do 18º CEN, será realizada às 9h na sede do espaço, localizada na Rua do Imperador, bairro de Santo Antônio. A atividade inaugural irá ofertar um café da manhã com mil refeições para os bispos e os futuros assistidos do projeto. Os preparativos dos alimentos têm início às 5h30, no convento de Santo Antônio, na mesma localidade.

A feitura das refeições contará com o auxílio de 120 voluntários, que já realizam trabalhos ligados a inúmeras ONGs e Pastoral do Povo de Rua do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2).  Para os moradores em situação de rua, o projeto Banho do Bem irá garantir a higiene pessoal.

O ato inaugural contará com o pronunciamento do legado pontifício, do António Marto, e do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Na sequência, o corte simbólico da fita e o descerramento de placa conclui a cerimônia.

As mil refeições serão postas à mesa e servidas em marmitas numa estrutura que será montada no mesmo logradouro, e irá ofertar – entre as opções do cardápio – cuscuz, bolo, sanduiche, suco e café.

Atividades no Centro de Convenções de Pernambuco e no Marco Zero

A tarde foi reservada para a programação final do 18º CEN. No Centro de Convenções de Pernambuco (CEN), a Feira Católica e as Exposições Testemunhas de Santidade e das Pastorais Sociais, tem início logo mais, às 8h, com encerramento às 14h. A partir das 15h, os fiéis irão se reunir no Marco Zero, no Bairro do Recife.

A programação final do evento contará com as apresentações musicais do padre Damião Silva, anfitrião da celebração de encerramento e show do padre Reginaldo Manzotti. As participações serão realizadas no palco montado no local, às 15h.

A Celebração Eucarística de Conclusão do congresso terá início na sequência, às 16h. Uma procissão inicial terá como ponto de partida a Igreja Madre de Deus, na mesma região. O cortejo seguirá pela Boulevard Rio Branco até a praça do Marco Zero. O rito contará com a presença de aproximadamente 1.200 padres e 200 bispos, que participaram do 18º Congresso Eucarístico Nacional. Os religiosos irão concelebrar com o cardeal e bispo emérito de Leiria-Fátima, em Portugal, enviado especial do Papa Francisco, Dom António Marto.

Após o rito litúrgico, uma procissão com o Santíssimo Sacramento – ato solene em que a Eucaristia é levada num ostensório pelas vias, com cânticos e participação do povo cristão dando testemunho público de fé e de piedade – vai seguir até o pátio da Basílica do Carmo do Recife, num percurso de 3,5 km.

O cortejo sairá após a celebração religiosa, com previsão às 18h, e seguirá pela Avenida Marquês de Olinda, Ponte Maurício de Nassau, Avenida Martins de Barros, Praça da República, Avenida Dantas Barreto e Pátio da Basílica do Carmo.

Ao final da peregrinação devocional, será dada a benção do Santíssimo Sacramento, última atividade do 18º CEN. Após o encerramento, será feito o anúncio da sede do 19º Congresso Eucarístico Nacional, com previsão de ser realizado em 2027.

Na ocasião, a réplica do ostensório produzido exclusivamente para o 18º CEN será enviada para a diocese ou arquidiocese anfitriã da próxima edição, ação inédita dentro da programação dos congressos eucarísticos.

Outros eventos do último dia do 18º CEN

No último dia do 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), feriado de 15 de novembro, uma visita guiada intitulada Um olhar sobre a Cidade – atividade que será realizada em parceria com o projeto “Olha! Recife”, da prefeitura municipal – vai contemplar os pontos turísticos da cidade, com roteiros a pé e de bicicleta. Os passeios iniciam-se a partir das 9h.

Às 10h, na Basílica Nossa Senhora do Carmo, no centro da capital pernambucana, será realizado o Encontro de Coros. Entre as apresentações do concerto está o Coro de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música, Coro Sinfônico FSTBNB e Coro Opus 2 (UFPE). O espetáculo será dedicado à música coral, com destaque ao canto sacro voltado à temática eucarística.