Foto: divulgação / Cendhec.

Novo acervo com escritos de Dom Helder Camara, um dos participantes da Exposição Servos de Deus do 18º Congresso Eucarístico Nacional – CEN, foi enviado nessa quinta-feira (26) para o Vaticano, em Roma. O material, composto com manuscritos e transcrições de programas de rádio apresentados pelo religioso, se soma aos demais documentos que já se encontram na Congregação para Causa dos Santos, responsável pelo processo de canonização do “Dom da Paz”, que teve início em 2019.

O trabalho foi elaborado em três anos pelo Instituto Dom Helder Camara (IDHeC), responsável preservação e disseminação dos ideais humanísticos de arcebispo emérito da Arquidiocese de Olinda e Recife – AOR, sendo digitalizado e impresso pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).  Ao todo, são 360 volumes, distribuído em 20 caixas. O envio do conteúdo contou com o apoio da Secretaria Estadual de Turismo.

O novo material se une à coleção “Escritos de Dom Helder Camara: Processo de Beatificação e Canonização”, enviado em 2021, com 180 volumes e 60.520 páginas de textos, contendo os discursos, correspondências e hemeroteca do arcebispo.

“Todos nós temos interesse pela causa de dom Helder, para que, de fato, possamos o quanto antes, ter a felicidade de vê-lo reconhecido como santo da igreja”, enfatizou o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

Representantes da AOR e do IDHeC no embarque do novo acervo – Aeroporto Internacional do Recife-Guararapes / Gilberto Freyre

O Dom que vive em nós

O povo de Deus pode participar de todo o processo de canonização de dom Helder. Para aqueles que conseguirem alcançar um milagre através da intercessão do religioso, precisam informar o caso, para que a comissão responsável realiza uma investigação comprovando o fato, através do e-mail causadedomheldercamara@gmail.com ou por carta endereçada a Arquidiocese de Olinda e Recife – Palácio dos Manguinhos, Avenida Rui Barbosa, 409, Graças, CEP 52.011-400, Recife (PE).

Outra maneira de ajudar é custeando as despesas do processo, como documentação e viagens. Qualquer valor é muito bem-vindo e pode ser depositado em conta bancária do Banco do Brasil, Agência 3108-9, Conta Corrente 37570-5, em nome de AORCANON DOM HELDER.

O Dom da Paz

Dom Helder nasceu no Ceará, em 7 de fevereiro de 1909, e foi um dos religiosos mais influentes em todo o mundo, com dedicação pela causa dos excluídos e na defesa e promoção dos direitos humanos, sendo a voz daqueles que não têm voz. Um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, foi arcebispo de Olinda e Recife de 1964 a 1985. Morreu na cidade do Recife, em Pernambuco, em 1999, vítima de parada cardíaca, aos 90 anos.

Toda a história do “Dom da Paz” poderá ser vista durante os dias do 18º Congresso Eucarístico Nacional – CEN, de 11 a 15 de novembro, na Exposição Servos de Deus, no Centro de Convenções, em Olinda.

Oração para pedir a Deus a beatificação e canonização de dom Helder Camara e alcançar graças por sua intercessão

“Ó Deus de amor e misericórdia, que destes à Igreja o Bispo Dom Helder Camara, nós vos agradecemos pelo dom de sua vida e vos bendizemos por suas virtudes. Exercendo o seu ministério em favor da justiça e da paz, e dedicando sua missão à causa dos pobres, imitou o Bom Pastor que deu a vida por suas ovelhas. Vós que prometestes glorificar aqueles que vos servirem, dignai-vos glorificá-lo com a honra dos altares e, por sua intercessão, dai-nos a graça que vos suplicamos (menciona-se a graça em silêncio). Fazei que, seguindo o seu exemplo, possamos testemunhar o vosso amor e a vossa misericórdia, junto aos nossos irmãos e às nossas irmãs. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!”

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao pai.

Foto: divulgação / Cendhec

Com informações da CNBB NE2