A última noite da Série de Concertos CEN 2022 traz o repertório da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Pernambuco (OSUFPE). A apresentação acontece nesta segunda-feira (6), às 19h, na Capela Jesus Bom Pastor, que fica na sede do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2), com entrada gratuita.
A sinfônica vai apresentar o concerto Te Deum Laudamus, termo em latim que significa louvamos-te. A apresentação vai contar com a regência do Maestro Sérgio Dias e dos solistas Gleyce Vieira, soprano, Profa. Virgínia Cavalcanti, mezzo-soprano, além de Eudes Naziazeno e Gílson Celerino, tenores e do Prof. Luiz Kleber Queiroz, barítono.
A programação musical vai fazer homenagem ao padre, maestro e professor Jaime Cavalcanti Diniz (1924-1989), um dos principais musicólogos de sua geração.
O religioso foi presidente da Comissão de Música Sacra da Arquidiocese de Olinda e Recife e um dos fundadores do curso de Música da UFPE. Estudou no Pontifício Instituto de Música Sacra (Roma, Itália) e, ao voltar ao Brasil, teve atuação destacada como professor de música sacra, regente de coros, pesquisador e compositor.
Sobre a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Pernambuco (OUFPE)
A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Pernambuco (OUFPE) contou inicialmente com a Orquestra de Câmara da UFPE, criada em 2010, como estágio preliminar do projeto de implantação da atual orquestra. Atualmente, o repertório inclui obras de todas as épocas, estilos e formas, para além da obrigatória produção nacional, é criteriosamente escolhido com o objetivo de dar treinamento gradual e progressivo aos participantes.
A orquestra está aberta para estudantes internos e externos à UFPE, com ensaios às terças e quintas, de 17 às 20 horas. Para os alunos da Instituição, a participação conta como atividades disciplinares (obrigatórias e eletivas) e complementares. Para os estudantes externos à Universidade são conferidos certificados a nível de extensão universitária.