Foto: reprodução YouTube Congresso Eucarístico 2020

Uma peça histórica do 3º Congresso Eucarístico Nacional (CEN) estará de volta na solenidade de Corpus Christi da Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR), nesta quinta-feira (16).  O ostensório vai ser utilizado na procissão com o Santíssimo Sacramento, que sairá da Igreja Madre de Deus, bairro do Recife, local onde acontece a Celebração Eucarística, às 10h.  

Logo após o término da solenidade, prevista para às 11h30, o cortejo seguirá em direção à Avenida Marques de Olinda, Ponte Maurício de Nassau, Rua 1º de Março (passando em frente ao marco do 18º CEN, a Casa do Pão), Praça do Diário e Avenida Dantas Barreto, até a Igreja Santo Antônio do Santíssimo Sacramento, para a benção final, às 12h.

A cerimônia vai contar com a presidência do arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, do Fernando Saburido, concelebrada pelo bispo auxiliar da AOR, dom Limacêdo Antonio e demais religiosos ligados à Arquidiocese.

Ostensório do 3º Congresso Eucarístico Nacional

O ostensório a ser utilizado será o mesmo produzido para o 3º CEN, celebrado pela AOR e realizado no Recife, de 3 a 7 de setembro de 1939, no espaço construído para o congresso, o parque 13 de Maio, que fica na área central da cidade. O evento deixou como marco a Igreja Santíssimo Coração Eucarístico de Jesus, conhecida como Matriz do Espinheiro, na Zona Norte do Recife.

Casa do Pão, marco do 18º CEN

A Casa do Pão será o marco do 18º CEN, realizado no Recife de 11 a 15 de novembro. O legado terá como missão atender pessoas em situação de vulnerabilidade, através de parcerias com pessoas físicas, empresas e órgãos públicos, oferecendo atendimentos espiritual, médico e jurídico, além de serviços de lavanderia, banho e restaurante-escola. O local irá abrigar uma capela que receberá o nome da primeira santa brasileira: Santa Dulce dos Pobres, canonizada em 2019.

                                                                    

Casa do Pão – Rua 1º de Março – Recife /Foto: Sacerdos Photo