O 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN) oferece, para além da sua extensa programação, alguns serviços aos participantes. Um deles é a assistência espiritual, por meio de mutirões de confissão que funcionam durante todos os dias do evento, das 9h às 17h, no mezanino do pavilhão do Centro de Convenções (Cecon), em Olinda (PE).

Só nesta sexta-feira (11), primeiro dia de atividades do CEN, o Sacramento da Penitência foi ministrado mais de 100 vezes. “Quando fazemos a confissão, saímos mais aliviados porque acreditamos que a misericórdia de Deus se aproxima mais da gente”, afirmou a voluntária da Feira Católica do CEN, Rosilda Gomes.

Para Ana Lúcia, que visitava a feira pela primeira vez, o mutirão foi uma grata surpresa, pois desde quinta-feira estava querendo se confessar. “A confissão permite tirar um peso da consciência, que incomoda e traz sofrimento. O bom seria que a gente não pecasse, mas como somos povo santo e pecador, precisamos do perdão”, disse.

Padre Jonathan Costa Rocha participa do mutirão de confissões no 18 CEN

Facilitar o acesso à confissão com os mutirões diários é uma maneira de auxiliar os fiéis a viverem o Congresso plenamente, experimentando todas as graças que a Eucaristia pode proporcionar. Essa missão foi abraçada por dezenas de sacerdotes que no ato da inscrição se colocaram voluntariamente à disposição para atender os congressistas.

“Dentro dessa consciência que, de fato, o corpo e o sangue do Senhor é base da essência cristã, eu penso que todos nós necessitamos dessa purificação neste tempo de espiritualidade, desta mística do encontro. Então, a oferta de sacerdotes para a confissão é uma forma de dizer: a Igreja também se preocupa com a purificação, para que todos possam participar dignamente de tudo aquilo que o Congresso está oferecendo em benefício da vida de todo cristão”, declarou o padre Jonathan Costa Rocha, do estado do Espírito Santo.

Missas e Adoração

O mezanino do pavilhão do Cecon também abriga a Capela do 18º CEN. No local, acontece a Celebração Eucarística diariamente, às 8h e ao meio-dia. Nos horários que não há Santa Missa, os congressistas podem adorar Jesus Sacramentado. O ostensório confeccionado exclusivamente para o CEN fica exposto com o “Pão vivo” das 9h às 20h.