Foto: Santuário de Fátima / Divulgação

Com o tema Mãe da Eucaristia, o Santuário Nossa Senhora de Fátima, primeira igreja dedicada a este título mariano, realizou na noite da última sexta-feira, 13 de maio, o encerramento da festa de 2022. Após dois anos sem a presença do público, devido às restrições impostas pela Covid-19, o Santuário de Fátima, que fica na área central do Recife, recebeu os fiéis para a Celebração Eucarística presidida pelo coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Olinda e Recife, padre Josenildo Tavares.

Em homilia, o religioso exaltou a tema da festa em alusão a temática que vai ser vivenciada nos dias do 18º CEN – Pão em todas as mesas. “Maria, é a mãe de Jesus e nossa também. Ela se tornou Eucaristia desde o seu sim dado a Deus. Sejamos assim também”. Orientou o padre.

O reitor do Santuário de Fátima, padre Antônio Mota, aponta a motivação da temática dos festejos deste ano. “É sobre nos aproximar vivamente da expectativa do Congresso e entrarmos em sintonia com a espiritualidade eucarística. Dessa forma, iremos ao encontro de novembro para, com o povo de Deus, celebrarmos esta grande presença de Jesus na Eucaristia”. Afirma o religioso jesuíta.

Após a cerimônia, os devotos saíram em procissão pelas vias entorno do templo numa demonstração de fé, devoção e tradição à Virgem de Fátima.

Devotos rezam em frente a Igreja da Soledade durante a passagem da procissão. Foto: divulgação CEN

História do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima

O Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima , fica no bairro da Soledade, na região central da capital pernambucana. É o primeiro templo dedicado em honra a Nossa Senhora de Fátima, antes mesmo das igrejas localizadas em Portugal, país de origem das aparições da Virgem Maria.

A Igreja foi inaugurada em 8 de setembro de 1935 pelos jesuítas, com o apoio da colônia portuguesa no Recife. Em 2010, recebeu da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) o título de Patrimônio Cultural Imaterial e Material do Estado. E há 10 anos, em 13 de maio de 2012, o templo foi elevado à Santuário pelo arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, sendo declarado como primeiro Santuário Canônico Mariano do território arquidiocesano.

O projeto do templo pertence ao arquiteto francês Georges Mounier e traz como características as linhas arquitetônicas futurísticas, em arcos de concreto armado e estilo semi-gótico, com formato de cruz latina. Outros pontos de destaque são a torre única e o uso de concreto vazado. A peça principal é a imagem de Nossa Senhora de Fátima, criada pelo artista português Antônio da Paz.

Na parte frontal da Igreja, existem os retratos dos três pastorinhos: Jacinta, Francisco e Lucia, que dão testemunho das aparições da Virgem Maria – por esperança de um mundo de justiça e paz – na cidade portuguesa de Fátima, entre maio e outubro de 1917. No Santuário de Fátima encontram-se também os restos mortais do jesuíta português e confessor da vidente Lucia, padre José Aparício.