Mais uma vez a data do 18° Congresso Eucarístico Nacional foi remarcada pela CNBB. A princípio, o Congresso seria em novembro de 2020. O contexto de Pandemia da COVID-19, alterou os planos da Igreja do Brasil e fez com que a Arquidiocese de Olinda e Recife reordenasse toda a sua estratégia na formatação e execução do evento.

Dom Fernando Saburido, em vídeo divulgado para os fiéis da arquidiocese e de todo o Brasil, salientou a oportunidade de um tempo maior para a boa preparação da mais importante celebração do mistério eucarístico a nível nacional:

“Após escutar a comissão que está à frente do Congresso Eucarístico Nacional e ter consultado os bispos do regional Nordeste 2, encaminhamos o segundo pedido de adiamento do congresso para a CNBB, dessa vez, para 2022, por conta da pandemia que continua sem solução em todo mundo”.

Segundo o arcebispo, o pedido foi acolhido pela Conferência dos Bispos. E acrescentou:

“Aproveitemos esse período de mais prolongada preparação, para aprofundar nossas reflexões sobre a Eucaristia, ‘Pão em todas as mesas’, a partir do Texto-base, que pode ser adquirido nas livrarias Paulinas em todo o Brasil. Enquanto isso, vamos trabalhando o projeto da Casa do Pão, que será o marco desse congresso, iniciativa essa, que urge, devido à crescente necessidade do nosso povo, ampliada pela insegurança e agravamento da pobreza provocada pela COVID-19”.

Veja abaixo o vídeo com Dom Fernando Saburido:

A Casa do Pão funcionará em um imóvel da Santa Casa de Misericórdia, cedido em comodato à Arquidiocese de Olinda e Recife e terá como base cinco pilares: Três refeições diárias e cozinha escola; atendimento médico; atendimento jurídico; banheiros para higienização pessoal, além de fraldário; Máquinas de lavar roupas e uma capela para atendimento espiritual e celebrações com o povo em situação de rua.