Com o tema, “Maria, Mulher Eucarística”, A penúltima apresentação da Série de Concertos CEN 2022 homenageia os compositores Mabel Bezerra e Padre Silvio Milanez. O Coral do Carmo do Recife – que contou com a maestria de Mabel Bezerra – e o Coral Boa Vista Pe. Sílvio Milanez, que herdou o nome do fundador após o falecimento dele, farão as honrarias aos músicos.
O tributo acontece hoje à noite, a partir das 19h, na Capela Jesus Bom Pastor, que fica no território do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2), no Recife. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita para todos. O espetáculo traz pela primeira vez a participação de dois coros numa mesma exibição.
A Série de Concertos CEN 2022 que faz parte do ano preparatório do 18º CEN, que será realizado pela Arquidiocese de Olinda e Recife, com a colaboração da CNBB NE2, de 11 a 15 de novembro, nos principais pontos das cidades irmãs pernambucanas.
Sobre os Corais:
Coral do Carmo do Recife
Com potentes vozes masculinas, o Coral do Carmo do Recife – antes Schola Cantorum Nossa Senhora do Carmo – foi fundado em 05 de agosto de 1949, por Frei Pio Moreira O.Carm. Inicialmente, o grupo tinha como foco principal a participação nas festas da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, no Recife.
Em 1957, o Maestro Mabel Bezerra assume o coro, que ganha notoriedade no Brasil e exterior, participando de inúmeros eventos e festivais. Atualmente o coral é regido pelo maestro Josias Gouveia, que – com dedicação – ajuda na divulgação e fomento da música coral, tanto para as igrejas da Ordem Carmelita na região, como também para o público geral, organizando encontros de coros e integrando a prática coral na cidade.
Coral Boa Vista Padre Silvio Milanez
O Coral Boa Vista Padre Silvio Milanez, originalmente Coral Boa Vista, foi fundado em 20 de setembro de 1968, sob regência do Padre Silvio Lúcio de Medeiros Milanez (1943-2013). Desde a formação, o coro contribui para divulgar as músicas sacra popular e folclórica, com participação nas celebrações e missas solenes nas paróquias da região.
Grandes obras de compositores da literatura musical, como o Glória, de Antonio Vivaldi, Missa em Sol Maior, de Franz Schubert, Te Deum, de Luiz Alvares Pinto e varios outros como Lobo de Mesquita, M. Bezerra, Camille Saint-Saëns e do próprio Padre Silvio Milanez, fazem parte do repertório. A regência dos músicos está sob a batuta do maestro Alexandre Pimentel.
Sobre os homenageados:
Mabel Bezerra
O músico Mabel Bezerra (1923-2012) nasceu em Sergipe, mas foi no Recife que desenvolveu o trabalho, com contribuições significativas para o canto coral. Em 1957, assumiu a regência do Coral do Carmo do Recife, o que o tornou conhecido no Brasil e exterior como compositor, arranjador e regente. Na década de 90, teve os arranjos e composições pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (EDUFAL), muitas delas cantadas até hoje pelo grupo que dirigiu. É de autoria do maestro uma das mais conhecidas músicas do cancioneiro carmelitano do Recife, “Prece”.
Padre Sílvio Lúcio de Medeiros Milanez
Padre Sílvio Lúcio de Medeiros Milanez (1943-2013) foi compositor, regente e organista, sendo ordenado sacerdote em 30 de novembro de 1969. Atuou durante muitos anos no setor de música sacra da Arquidiocese de Olinda e Recife e da CNBB NE2, contribuindo como compositor para o Hinário Litúrgico do organismo, além de ter atuado no Recife como professor em várias instituições, como o Conservatório Pernambucano de Música. Regeu durante várias décadas o Coral Boa Vista, com sede também em Recife.